quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Artista-retrato


Ser jovem é assim, buscar respostas para suas dúvidas e apreensões e muitas vezes, a forma de encontrar alguma explicação para todo esse turbilhão de emoções é se apegar a alguém ou algo e tornar-se um fã.

Os jovens costumam construir seu caráter e sua vida com o auxílio de outras pessoas e o que elas representam para estes dentro da sociedade dessa forma, surgem cada dia mais novos meios de conquistar o público jovem.

Os fenômenos midiáticos mais recentes são o grupo musical Rebeldes, o filme do canal a cabo Disney Channel High School Musical e a série de livros e filmes do bruxo Harry Potter.

Esses três fenômenos caem como uma luva para os adolescentes pois mexem com os sentimentos reprimidos de cada um fazendo com que todos almejem chegar ao mesmo patamar dos ídolos obtendo fama, popularidade, beleza, coragem, status social e realização pessoal.

Todos os programas, livros e filmes mencionados movimentam um mercado milionário com a venda de produtos relacionados desde cadernos até discursos ideológicos.

Os produtos veiculados constantemente na TV aberta ou a cabo, instigam as crianças e os adolescentes ao consumo exacerbado empregando o discurso mais presente na era do capitalismo, “você é o que você tem”.

Com a capacidade de influenciar os jovens com sua ideologia consumista, as grandes empresas vêem a possibilidade de lucrar rapidamente e em grande escala.

Vejam como o mundo pop adolescente é capaz de mudar a realidade de uma pessoa como a vida da autora da série Harry Potter que escreveu os primeiros livros quando estava desempregada e os vendeu por $ 4.000 dólares e hoje em dia ela é considerada uma das mulheres mais ricas do Reino Unido.

E o mundo pop continua sempre em evidência com novas caras e novos sucessos demonstrando o quão maleável é o mundo jovem já que este aceita os discursos empregados e toda essa máquina de produção de modismos.

E continuamos enriquecendo os cofres das grandes companhias e desses artistas relâmpago.

Para quem quiser conhecer um pouco dos quinze minutos de fama dos artistas-retrato aqui vai dois links:

http://www.disney.com.br/

http://www.rbdbr.kit.net/

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Fernanda, e ai, foi boa a experiência de fazer um blog?

Acho que seu blog está num caminho legal. Tem textos com conteúdo informativo, links e ilustrações.

Tem algumas coisas que eu nao gosto, aberturas longas para iniciar um assunto, como no texto artista-retrato.

Mas você acerta no texto sobre s salão (aliás, muiito bom, nao é emsmo?)

Mas, eu acho que o caminho é esse: escrever, escrever, escrever.

O blog é uma ótima ferramenta paera jornalistas.